Blog

Método inovador recupera água de processo industrial poluente

Inspirada pela técnica de dessalinização, engenheira conseguiu reciclar água e matéria-prima utilizadas no processo de eletrodeposição, altamente poluente

A aparência prateada ou acobreada de objetos utilizados no nosso dia-a-dia, como bijuterias, torneiras e até mesmo peças de carros, é resultado de um processo largamente utilizado nas indústrias, a eletrodeposição. A técnica gera um resíduo altamente poluente, que deve ser tratado pela indústria antes de ser descartado. Além disso, espera-se que os produtos utilizados para fazer este tratamento não façam mal à saúde dos profissionais que trabalham diretamente na eletrodeposição industrial, nem sejam poluentes.

Para enfrentar este desafio, a pesquisadora Tatiana Scarazzato dedicou seu trabalho de doutorado na Escola Politécnica (Poli) da USP ao desenvolvimento de uma tecnologia que recuperasse tanto a água quanto a matéria-prima utilizada na primeira etapa de um processo de galvanoplastia, no qual o metal pesado recuperado é o cobre. “A ideia era minimizar a questão do lançamento de efluentes no meio ambiente, e conseguimos reaproveitar todo o material”, explica.

A pesquisa, reconhecida nacionalmente com o Prêmio Capes de Teses 2018, começou no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). “Eles estavam trabalhando na época com uma solução industrial que fosse menos tóxica, tanto para o meio ambiente quanto para os trabalhadores. Então, o foco era apresentar para a indústria uma solução que oferecesse menos riscos”. A técnica proposta por Tatiana Scarazzato utiliza a técnica de eletrodiálise, já utilizada para dessalinizar água em escala industrial e torna viável a substituição do material utilizado atualmente, poluente e prejudicial à saúde, o cianeto. Outro desafio enfrentado foi que no efluente industrial a ser tratado, havia outros compostos que não são comuns em águas para abastecimento da população.

A mudança na forma de tratar os produtos no processo industrial proposta por Tatiana recupera o que foi descartado e também a água, para que não haja maior consumo por parte da indústria. A engenheira explica que, além do aspecto social e de usar uma matéria-prima menos poluente e menos tóxica, o reaproveitamento de água e matérias-primas diminui o custo de todo o processo para a indústria.

A pesquisadora, que participou do “Programa Novos Talentos”, no IPT, conta que os estudos que originaram o processo criado por ela se iniciaram no seu mestrado, no qual ela estudou se era possível utilizar a técnica de eletrodiálise com esse efluente em específico. Com o sucesso obtido, ela começou a investigar de maneira mais profunda tanto a aplicação do processo quanto a parte científica, para explicar como o composto e a membrana fazem a interação. “Então, nós decidimos aprofundar tudo, porque já tínhamos visto que dava certo. Acho que como cientistas, a gente tem que fazer a parte científica, e como engenheiros, e por estarmos vinculados muito ao IPT, que é um instituto de pesquisas tecnológicas aplicadas, a gente optou por fazer as duas partes”.

Interdisciplinaridade

Tatiana Scarazzato realizou parte do seu doutorado na Espanha, na Universidade Politécnica de Valência, o que ajudou a alcançar os resultados da pesquisa. “Perto da cidade tem uma empresa que faz a dessalinização de água com membranas de eletrodiálise, e lá vimos um processo em operação. No caso, era para água, e nós adaptamos essa técnica para o tratamento de efluente industrial”, relata. Além da interação com profissionais no intercâmbio, outra contribuição importante foi a coorientação da pesquisadora Zehbour Panossian, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que desenvolveu uma tecnologia de banho de cobre sem cianeto.

O desenvolvimento da pesquisa, portanto, demandou diversas interações. A orientadora do doutorado, professora Denise Crocce Romano Espinosa, do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP, explica que cada agente que contribuiu com o trabalho tinha uma especialidade. “Temos a parte de eletrodiálise aqui, o IPT pesquisa o efluente novo, busca entender como se faz a eletrodeposição do cobre ou de outras coisas, e o pessoal da Espanha entendia mais do mecanismo de troca da membrana. Então, foi um negócio que funcionou muito bem, porque cada parte tinha uma especialidade e as três partes conversaram. Foi sinérgico, mais do que a soma dos três”.

 A tese Tratamento de uma solução de um banho de eletrodeposição de cobre isento de cianeto por eletrodiálise: estudo do transporte iônico e avaliação da recuperação da água e de insumos, desenvolvida por Tatiana Scarazzato, e orientada pela professora Denise Crocce Romano Espinosa, foi defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Poli, foi reconhecida com o Prêmio Capes de Teses 2018 na área de Engenharia II, que engloba Engenharia Química, Nuclear, de Materiais, Metalúrgica e de Minas. O Prêmio inclui um certificado, medalha e bolsa de pós-doutorado.

Fonte: Jornal USP

Comments (10)

  • https://www.lekekremim.com/

    Just desire to say your article is as astonishing. The clearness in your post is simply excellent and i could assume you
    are an expert on this subject. Fine with your permission let me to
    grab your RSS feed to keep up to date with forthcoming
    post. Thanks a million and please continue the enjoyable work.

    5 de março de 2021 at 08:51
  • instagram takipçi türk

    It’s appropriate time to make some plans for the future and it’s time
    to be happy. I’ve read this post and if I could I wish to suggest you some interesting things or
    advice. Perhaps you can write next articles referring to this article.
    I want to read even more things about it!

    9 de março de 2021 at 11:12
  • retinol krem

    I do not know whether it’s just me or if everyone else
    encountering problems with your website. It appears as if some
    of the written text on your posts are running off the screen. Can someone else please
    comment and let me know if this is happening to them too?
    This could be a problem with my browser because I’ve had
    this happen previously. Thanks

    10 de março de 2021 at 08:07
  • https://www.hc.com.tr/hc-leke-kremi

    HC Leke Kreminin cilt lekeleri için hızlı ve güçlü etkisi,
    Kuzey Kanada Bozkırları’na özgü bir tarla bitkisi olan Rumeks’ten (Tyrostat™),
    tabiatın yeniden canlandırma mucizesi olan Yeniden Diriliş Bitkisi’ne kadar birçok doğal ve saf aktif
    bileşene dayalıdır.

    11 de março de 2021 at 00:33
  • takipcisatinalin.org ile instagram aktif takipçi

    Hey there! I’ve been following your blog
    for a while now and finally got the courage to go ahead and give you a shout
    out from Kingwood Tx! Just wanted to mention keep up the excellent job!

    12 de março de 2021 at 13:21
  • leke kremi

    Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit
    and sources back to your webpage? My blog is in the very same niche as yours and my users would definitely benefit from a lot of the information you present here.

    Please let me know if this okay with you.
    Thanks!

    13 de março de 2021 at 01:37
  • wso shell

    Very nice post. I just stumbled upon your blog and wanted
    to mention that I’ve really loved surfing around your blog posts.
    In any case I’ll be subscribing on your feed and I’m hoping you write
    once more soon!

    14 de março de 2021 at 18:18
  • takip2018.com

    That is really fascinating, You’re an overly professional blogger.
    I have joined your feed and look forward to looking for extra of your magnificent post.

    Additionally, I’ve shared your site in my social networks

    14 de março de 2021 at 18:50
  • https://www.megatakip.com/

    Takipçi satın almak sadece gelir elde etmek isteyen kişilerin değil hesaplarındaki takipçi sayısını
    yükselterek popüler bir profil oluşturmak isteyen kullanıcılarında tercih ettikleri bir yöntemdir
    . Instagram fenomeni olmak için İnstagram takipçi sayınızı megatakip adresi ile güvenilir sekilde takipci alabilirsiniz

    15 de março de 2021 at 15:22
  • Türkiye haber

    I am actually thankful to the owner of this site who has shared this impressive piece of writing at here.

    16 de março de 2021 at 02:45

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.