Blog

Unicamp identifica 58 substâncias em água potável, de rios e esgoto; riscos vão de infertilidade a câncer

Pesquisa vem sendo feita há mais de dez anos, e chama a atenção para o comportamento dos consumidores e o tratamento da água na região de Campinas/SP.

Amostras analisadas em estudo sobre a qualidade da água no Instituto de Química da Unicamp. — Foto: Reprodução/EPTV

Um estudo feito pela Unicamp, em Campinas (SP), sobre a qualidade da água identificou 58 substâncias presentes em rios, esgotos e também na água potável que chega nas torneiras. São compostos que fazem parte da formulação de remédios, hormônios, inseticidas e até cocaína. Os riscos apontados vão de infertilidade a câncer, a longo prazo.

A pesquisa vem sendo feita há dez anos e foram coletadas amostras em mais de 800 pontos, inclusive subterrâneos. De acordo com o estudo, 90% das amostras foram colhidas na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

“Nosso sistema de saneamento básico precisa ser repensado para atender a esse novo padrão de consumo que estamos vivendo”, explica Cassiana Montagner, professora do IQ.

Segundo os especialistas do Instituto de Química (IQ), as concentrações encontradas desses produtos são baixas, e não causam um efeito imediato no organismo. No entanto, têm potencial risco para o sistema nervoso e endócrino das futuras gerações.

“Tem um risco associado que é justamente da exposição a pequenas concentrações durante um período estendido de tempo”, afirma.

Menstruação precoce, infertilidade masculina, obesidade, câncer de mama e de útero são os principais problemas de saúde apontados pelos pesquisadores como efeitos do contato com a água contaminada.

Substâncias identificadas

  • Rios – A cafeína foi encontrada em 97% das amostras analisadas. O triclosan, substância usada em cosméticos, como sabonetes, loções e desodorantes, foi identificado em 43%.
  • Água potável – A quantidade de atrazina, um herbicida usado na agricultura, chamou a atenção dos pesquisadores, sendo identificada em 73% das amostras.
  • Esgoto bruto e tratado – Em todas as amostras analisadas foi constatada a presença de cafeína e um composto da cocaína, a benzoilecgonia.

Matéria completa em: Portal Tratamento de Água

Comments (3)

  • Upload Shell indir

    Because the admin of this web page is working, no question very rapidly it will be famous,
    due to its quality contents.

    4 de março de 2021 at 23:03
  • LEKE

    When I originally commented I clicked the “Notify me when new comments are added” checkbox
    and now each time a comment is added I get four e-mails with the same comment.
    Is there any way you can remove me from that service?
    Appreciate it!

    5 de março de 2021 at 04:07
  • instagram takipçi satın al

    Web sitemizden instagram takipçi satın al Profilin herkesten farklı olsun, takipçi satın alarak kendinizi özel hissettirin.
    Türkiye nin en iyi sitelerinden olan takipcisatinalin.org ile hemen hesabınız uçuşa
    geçirin

    14 de março de 2021 at 11:22

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.